top of page
Buscar
  • Foto do escritorWineemotion

QUE VINHOS ESCOLHER PARA A SUA ADEGA?

Aos poucos, quem é introduzido ao mundo do vinho começa a compartilhar experiências com os amigos, a aprimorar o conhecimento e a se sentir atraído por novas regiões e uvas específicas.

A partir daquele momento, o vinho deixa de ser somente para os momentos muito especiais e passa a ser realmente degustado, e o novo amante de vinho começa a guardar garrafas para envelhecer.

Quando menos se espera, aquele espaço pequeno destinado aos vinhos, às vezes embaixo de um armário ou num canto da sala, começa a transbordar e inicia-se a sua coleção. Se reconheceu nessa descrição?

E como manter uma adega com vinhos para diversas ocasiões?

Primeiramente, é importante lembrar que o vinho deve ser armazenado em um ambiente seguro para não deteriorar, a uma temperatura ambiente estável, longe do calor, sem vibração e fora do alcance da luz. Preservando, assim, as características do vinho ao longo do tempo.

A adega com compressor, a mais popular entre consumidores brasileiros pois possui um motor parecido com o de uma geladeira, tem baixa taxa de manutenção e alta durabilidade. Além disso, é ideal para regiões quentes, como as nossas do Brasil.

Em segundo vem a melhor parte (e o foco deste post), que é a idéia de como preencher a adega ideal (dos sonhos), buscando sempre ser compatível com os próprios hábitos e preferências de uvas/vinhos.



A adega pode ser elaborada com métodos distintos, formada por vinhos para diferentes finalidades. A composição de uma adega pode ser voltada para rótulos de prestígio ou direcionada para o entretenimento regular.

Comprar vinhos conforme o gosto pessoal, estilo de vida e orçamento é uma estratégia básica a ser seguida para garantir que a sua adega te sirva ao longo do tempo.

Uma solução inicial e prática para compor a sua seleção base de vinhos deve ser pensada considerando incluir uma variedade de safras, preços e momentos de consumo. A diversidade é uma excelente chance para se permitir explorar diversos vinhos e harmonizações. Tenha sempre em mente que a maioria dos vinhos vendidos são pensados para o consumo imediato.


Sugestão Adega Base 1
1/4 de vinho branco 
1/4 de vinho tinto leve 
1/4 de vinho tinto encorpado
1/4 de vinhos importantes (de experiências prévias ou degustações).
Sugestão Adega Base 2 (para um tamanho de 12 garrafas):
2 brancos leves (ex: Pinot Grigio, Sauvignon Blanc)
2 brancos mais encorpados (ex: Chardonnay, Riesling)
1 rosé 
1 espumante
2 tintos leves (ex: Pinot Noir)
4 tintos mais encorpados (ex: Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Cabernet Franc, Syrah)

*para aumentar o leque de opções, pode substituir um vinho branco por um vinho doce.


Há também formas de montar a sua adega baseada em outros objetivos:

  • Manter uma adega de vinhos finos que já estão no seu auge, para serem consumidos com convidados exclusivos ou eventos especiais. Podem ser comprados em mercado de leilões ou sites específicos para pular o processo de envelhecimento.

  • Vinhos escolhidos para degustação como uma ferramenta de aprendizado. Podem ser comparações das diversas safras de um mesmo produtor, ou mesma safra e uva de diferentes produtores, ou até vinhos de qualidade diferente de um mesmo produtor. Com a idéia de aprender as características marcantes de uma safra ou região, sendo uma opção para eventos em grupos.           

  • Adega de investimento e com potencial de lucro, com valorização da safra ao longo do tempo. Compre um vinho conhecido no mercado, de preferência após o lançamento, armazene cuidadosamente para vendê-lo após alguns anos.


E porque montar uma adega?


Pela simples facilidade de não ter que ir buscar uma garrafa de vinho na hora em que tiver vontade de beber. Ou quando desejar obter de uma coleção de garrafas um sentimento de conexão e lembrança de uma viagem.

Fora o fato de proteger os seus vinhos e dispor de um espaço para exibir as suas garrafas.

Enquanto colecionadores esperam longamente a circunstância especial ocorrer, vinhos valiosos podem desaparecer nas adegas.

Afinal, não há melhor forma de marcar uma situação única ou tornar uma ocasião comum em especial do que abrir a rolha de uma garrafa premiada guardada.

Atualmente, se tornou ainda mais importante valorizar momentos, desde as pequenas situações do dia a dia até os eventos especiais.


Com isso, a Wineemotion, através do modelo Mia para uso residencial, te permite degustar o seu vinho perfeitamente, sem desperdício e em qualquer oportunidade. Sempre na temperatura ideal e até o fim com as propriedades sensoriais mantidas (até 4 semanas após aberto!)

Um objeto de entretenimento, relaxamento e, por que não, de educação continuada!


Instalação Residencial da Wineemotion MIA

Saiba mais como aproveitar melhor o seu vinho na Wineemotion MIA:


*texto baseado na publicação da revista Wine Spectator.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page