top of page
Buscar
  • Foto do escritorWineemotion

SOMMELIER, do dever em reconhecer venenos à expertise em vinhos

Se buscarmos um pouco na história, veremos que não há uma unanimidade quanto a origem da palavra "sommelier".

Uma teoria aponta para a derivação da palavra latina sumere, que significa absorver líquido, beber.

Uma outra indica que a profissão começou pela responsabilidade do transporte de cargas em animais, inclusive do vinho, durante uma viagem de um nobre/monarca na Idade Média (uma evolução linguística que viria das palavras sauma, "carga" em latim; saumalier, o responsável pelo transporte de carga em francês; e bêtes de somme, animais de carga em francês).

Uma interessante (e, pessoalmente, favorita) teoria indica que, além de serem os carroceiros dos castelos, os “someriers“ se tornaram responsáveis por rastrear venenos. A partir do reinado de Luís XIV, a profissão se tornou mais específica e voltada para  a bebida predileta dos franceses. Ele escolhia o vinho para o lorde e usava sua taça de degustação para provar e verificar se estava envenenado. Também examinava a presença de veneno na comida.


Anterior a palavra “sommelier”, também havia um outro termo em francês, “Echanson“, com significado semelhante, indicava o administrador das comidas e bebidas dos nobres. Em Portugal, nos dias atuais, ainda se usa a palavra que dela se originou: “Escanção” (ao invés de sommelier).


Com o tempo, esse agente se especializou em garantir a qualidade do que estava sendo servido aos reis/nobres. E, assim, foi nascendo a profissão. Quando se popularizou os restaurantes em Paris, ao final do século XVIII, as funções se consolidaram, sendo elas desde o transporte do vinho à obrigação de degustá-lo para garantir que o produto fosse de boa qualidade, se aproximando cada vez mais aos respeitáveis conhecedores de vinhos da atualidade.


E o que um Sommelier deve fazer?

É um profissional especializado para elevar a experiência de vinho dos clientes.


Para se ter uma idéia, antes mesmo de servir o cliente, o/a Sommelier é responsável por escolher, comprar, administrar o estoque, guardar adequadamente as garrafas de vinho, elaborar a carta de vinhos, buscando a melhor harmonização com o cardápio, supervisionar o serviço de vinho, e mais!


Esse talentoso profissional deve investir em cursos, estudar bastante e praticar diversas habilidades relacionadas com o vinho. Seu conhecimento precisa abranger regiões de vinho, variedade de uvas e vinícolas, cultura de vinho.


Um bom sommelier sabe ouvir e observar.


Com toda sua expertise em vinho, o sommelier deve buscar entender cada cliente nas suas necessidades e gastos planejados, podendo indicar a melhor safra de um vinho ou sugerir a harmonização de um prato específico.

Resumidamente, faz um serviço de vinho voltado para ajudar você a escolher melhor. Não tenha medo em pedir ajuda. O Sommelier está ali para auxiliar o cliente, orientar e servir à bebida da forma correta (na temperatura certa, decantada se necessário, nas taças adequadas, mantendo a taça cheia durante a refeição..).

Um bom sommelier, hoje em dia, além do vinho, precisa entender de outras bebidas e gastronomia em geral.

DETALHES DE UM BOM SOMMELIR

  • se atualizar continuamente

  • não usar nada com perfume ou aroma muito intenso

  • checar estoque, taças e decanters antes do início de cada jornada de trabalho


E Master Sommelier. O que é?

É o mais alto nível de instrução que um sommelier pode atingir em sua carreira, se tornando parte de um clube exclusivo, com 269 membros desde a aplicação do primeiro exame, em 1969. Uma tarefa que requer muita disposição, investimento e estudo.

Para se ter uma idéia, o exame prático de degustação é realizado às cegas, feito com 6 diferentes vinhos, devendo descrever a aparência, bouquet e sabor e identificar variedades de uvas, país/região de origem, safra.. A porcentagem de candidatos aprovados por ano é varável e em torno de 10%.



Servindo o vinho como um profissional

Tirar a cápsula que protege a rolha, passe um pano sobre a rolha para retirar qualquer poeira. Use o saca-rolhas, de preferência o com duas fases, com gestos controlados.

Após aberto, servir um pouco no próprio copo para avaliar a qualidade e depois servir os convidados. Procure não encostar o gargalo da garrafa na borda da taça. Gire a garrafa de leve no finalzinho, para terminar. O guardanapo ajuda para qualquer gotinha remascente.

Deixe visível o rótulo para os convidados.

Se estiver servindo vinho brando ou espumante, é recomendado manter em baldes de gelos para preservar a temperatura.


Como a Wineemotion pode auxiliar seu negócio e seus Sommeliers no serviço do vinho?

O Wine Dispenser Wineemotion e o software WineIdea / WineCloud otimizam o trabalho do Sommelier no seu estabelecimento.

Não é só disponibilizando o vinho e servindo o cliente na temperatura e dose adequada que a tecnologia desses equipamentos podem auxiliar. Usando o aplicativo Wine Cloud, seu cliente pode buscar todas as informações dos vinhos em taça disponíveis na Wineemotion e o que harmoniza no cardápio.

Através do software, também pode ser feito o controle do estoque, acompanhar o perfil do cliente que consome vinho na sua loja, quais os vinhos preferidos, controlar o tempo que está aberto.

Facilita também a se aproximar do paladar de cada cliente disponibilizando doses menores para serem degustadas e entender melhor o que mais agrada ao seu gosto.


Clique e conheça abaixo os estabelecimentos que já se beneficiam da tecnologia das máquinas Wineemotion.


 

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page