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TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR DE VINHO

  • Foto do escritor: Wineemotion
    Wineemotion
  • 23 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 22 de jun. de 2020

"A degustação é uma excelente ferramenta para incrementar a possibilidade de compra de um produto ainda pouco consumido", diz estudo chileno.


Diante de tantas revoluçÔes gerais, a dinùmica no consumo do vinho não poderia ter seguido um ritmo diferente e evoluiu junto com os seus consumidores.


De forma geral, os fatores externos considerados relevantes no hĂĄbito de consumir vinho sempre foram as fortes influĂȘncias da questĂŁo cultural e dos hĂĄbitos familiares. Hoje, alĂ©m do ambiente de convĂ­vio, quando se pensa em geração Y, hĂĄ tambĂ©m uma grande influĂȘncia da preocupação com a saĂșde, sendo este um novo panorama a ser levado em conta na mudança de comportamento do consumidor. E neste ponto Ă© importante lembrar que existem muitos estudos que comprovam os benefĂ­cios do vinho no dia a dia.

Embora atualmente ainda haja um baixo consumo de vinho no Brasil, vale a pena considerar que Ă© um mercado nada saturado, aberto e com grandes chances de expansĂŁo, sempre em crescimento!

Dentro do território brasileiro, o aumento do mercado de vinho foi de 17% em 2018 em relação ao volume de 2016, enquanto o PIB no Brasil ficou próximo ao 1% a.a., em pesquisa realizada pela IDEAL Consulting.


Neste amplo ambiente de contínua expansão brasileira, as explicaçÔes no decorrer da jornada de descobertas são muito importantes e é aonde os negócios de vinho podem fazer a sua contribuição e se beneficiar.


Deve-se ter em mente que, para atingir a faixa etĂĄria adulta mais jovem, Ă© necessĂĄrio trabalhar com uma linguagem voltada para este pĂșblico, direcionando ao estilo de vida, desmistificando e democratizando o consumo do vinho, ampliando cada vez mais o conhecimento dos clientes.

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Simplifique o seu consumo, facilite o "ritual"da bebida e comece a "desrotular" a idéia de que vinho é só para eventos. Indique como apreciar os detalhes de uma refeição no dia a dia acompanhada de uma bela taça de vinho.


Mas como transformar a idéia de bebida intimidadora, que muitos tem medo de passar vergonha por não entender os detalhes técnicos e até de se arriscar em uma escolha, para a visão de uma bebida convidativa?


O Supermercado é apontado como o local mais buscado pelos brasileiros para comprar vinho, e, entre a faixa de maior renda, as lojas especializadas em vinho são destaque de local quando se busca a indicação de um especialista.


No momento da compra, para acertar na escolha do seu cliente, é muito importante esmiuçar para identificar o motivo da aquisição e quais são os elementos que influenciam na decisão do cliente. IndicaçÔes de harmonizaçÔes também pesam na compra de determinado tipo de vinho/uva como também boas orientaçÔes, inclusive idéias alternativas. Quanto mais detalhes sobre o vinho disponibilizar, principalmente positivas, mais os clientes estarão dispostos a investir.


Diante dessa idéia, tornar palpåvel ao consumidor o conhecimento de vinho, vinculado com a possibilidade degustação através do Wine Dispenser Wineemotion e do aplicativo WineCloud, facilitarå as suas vendas, além de garantir uma maior satisfação e tranquilidade do cliente diante da escolha de uma determinada garrafa, atendendo diretamente ao amplo grupo que prefere "tocar"antes de comprar.


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Este novo aplicativo criado pela Wineemotion, na ItĂĄlia, com versĂŁo em portuguĂȘs, permite ao consumidor descobrir informaçÔes detalhadas e classificaçÔes dos vinhos da loja, com referĂȘncia tambĂ©m das harmonizaçÔes, alĂ©m de permitir se servir com uma dose de vinho com o prĂłprio celular. Com o melhor conhecimento prĂ©vio do vinho e a degustação do mesmo, o cliente se sentirĂĄ mais seguro com sua prĂłpria escolha.

Para esta nova fase global que se aproxima, Ă© preciso se atualizar e inovar, com mudanças tecnolĂłgicas que atraiam o pĂșblico! Pense um passo a frente! Pense Wineemotion!


Para conhecer mais sobre o aplicativo WineCloud e todos os seus mĂșltiplos benefĂ­cios, acesse a apresentação completa no site!



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