top of page
Buscar
  • Foto do escritorWineemotion

USOS DO DECANTER

Atualizado: 14 de jul. de 2020

E benefícios com o uso da Wineemotion.


Decantar é o ato de passar um líquido de um reservatório para outro, sendo o decanter um recipiente que, além de decorativo, tem duas finalidades: acelerar a aeração do vinho e/ou separar eventuais sedimentos.

Foto: Carrol Boyes decanter

Ao longo da história, o decanter foi feito de barro, bronze, prata e ouro, assim como as taças. Embora os vasos de vidro fossem conhecidos durante a época romana, foram "esquecidos" após a queda do Império e, somente durante o Renascimento, os venezianos o aperfeiçoaram, como uma forma de arte, com a técnica de vidro soprado.

MAS QUANDO USAR O DECANTER?

Um assunto controverso para os vinhos jovens, mas inegável quando se busca separar sedimentos em vinhos de guarda. Para diferentes vinhos, há diversos processos de decantação antes de servi-lo.

Tipicamente, o vinho tinto com mais de 10 anos desenvolve sedimentos que podem ser desagradáveis ao palato, com um sabor amargo e levemente adstringente. Para separar esses sedimentos, deve deixar a garrafa em pé por um dia e, quando os sendimentos já estiverem no fundo, abra o vinho e despeje continuamente e de forma lenta o conteúdo no decanter, observando, através do gargalo iluminado, o aparecimento dos primeiros sedimentos. Pare de despejar assim que visualizá-los no gargalo, deixando-os na garrafa. 


Foto: Wine Folly

Vinhos mais antigos são delicados e podem deteriorar rapidamente, devendo ser degustados logo após decantados (15-30min), para não perderem o bouquet e o sabor. Devido ao nível de maturação elevado, pode-se utilizar um decanter mais alto e com a base menor, reduzindo a área de contato do vinho com o ar.

Se beneficia com o decanter também vinhos encorpados que serão abertos antes do momento ideal, mas que possuem um potencial de guarda grande, com o intuito de acelerar a maturação da bebida e liberar aromas complexos. Por exemplo, Bourdeaux, Barolos, Super Toscanos. Pode ser preciso uma ou duas horas no decanter. É possível tirar a dúvida do potencial de guarda de cada vinho pesquisando na ficha técnica. Para os vinhos jovens com muito tanino e alto teor alcoólico, o ato de decantar permite um intenso contato com o ar, suavizando os taninos e liberando o aroma, tornando-os mais macios para serem bebidos. 

"Melhorar o vinho", em busca de mudanças benéficas das características organolépticas, depende muito de gosto pessoal. Alguns preferem não usar o decanter, deixando o vinho desenvolver na própria taça, degustando e sentido o processo de evolução pouco a pouco.

Atenção aos vinhos tintos simples ou brancos muito leves, que são mais sujeitos à oxidação, não devendo ser decantados, com perda dos aromas frescos e frutados.

Para preservar a temperatura do vinho durante o processo de decantação, colocar o decanter em uma vasilha com gelo e água. Retirar do gelo um pouco antes de servir o vinho.


Atualmente, existem diversos tipos de decanter com formato e belezas distintas. O tradicional, com base larga e intenso contato com o oxigênio, é o mais utilizado. Também por ser mais fácil de limpar.


Foto: starbeverages.com.au

E como o Wine Dispenser Wineemotion pode incrementar o seu vinho e associar a função de decanter?

Cada bico do dispensador de vinho Wineemotion possui um canudo com um filtro que impedirá que os sedimentos do vinho cheguem a sua taça de vinho. Todo o processo de decantação é extremamente facilitado com o filtro, posicionado ao fundo da garrafa, permitindo que o seu vinho seja aproveitado ao máximo!


Filtro do canudo Wineemotion

Ao manter a garrafa dentro da Wineemotion, a degradação do vinho será preservada com o uso do gás inerte (argônio ou nitrogênio).

Uma leve aeração do vinho acontece ao passar pelos bicos. Se preferir seguir mais a um estilo Slow Drink, degustando lentamente e descobrindo como se desenvolve o vinho, é só servir direto na taça, pois inclusive já estará na temperatura ideal de degustação.

Caso seja um vinho de guarda e deseje que abra os aromas um pouco mais antes de servir, dispense antes em um decanter, podendo colocá-lo em uma vasilha com gelo para manter a temperatura até o consumo.

Um grande e importante diferencial da Wineemotion é o sopro de gás após cada serviço de vinho. Não há contato com qualquer sobra de vinho no conduto do bico, não havendo mistura do vinho que oxidou com o vinho recém saído da máquina. Com a Wineemotion, é só servir e aproveitar!


Limpeza automática dos bicos Wineemotion


Aproveitou a nossa matéria? Se quiser saber quando publicamos novos posts do blog, é só acompanhar e nos seguir nas nossas redes sociais, Facebook e Instagram.

@WineemotionBrasil

230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page